domingo, 28 de fevereiro de 2016

Projeto "De que é feito o papel?"

A partir da pergunta feita na carta pelos nossos correspondentes, começámos um outro projeto: "De que é feito o papel?". Na reunião de planeamento da manhã, ficou organizado o grupo que iria fazer o projeto.
Começámos por pesquisar "nos livros da biblioteca e na internet, no computador."(R). Depois, registámos o que descobrimos "para depois poder contar na comunicação o que já ficámos a saber."(R)


"Descobrimos que para fazer o papel, as árvores são cortadas para tirar o tronco. Mas por causa disso estamos a ficar sem florestas." (I)
"E as pessoas fazem estas coisas quando há uma maneira de aproveitar o papel. Do papel velho podemos fazer papel novo." (R). É o papel reciclado.

"Também podíamos fazer na nossa sala, para não termos de gastar sempre papel novo nos nossos trabalhos." (Re e R).

Foi o que fizemos.
Com papel que já tinha sido usado, rasgámos e pusemos em água. "É para ficar molhado e mole." (Jo)




O papel ficou em água no fim de semana, para depois fazer papel reciclado. Vamos dando noticias, passo a passo, da evolução deste projeto.

O desenvolvimento dos projetos cooperativos, a partir do interesse e das propostas das crianças, permite diferenciar a educação escolarizante (na qual não acreditamos) de uma educação intelectual. Nesta última, o desenvolvimento intelectual da criança é estimulado,  assim como a aquisição de conhecimentos, capacidades e de uma sensibilidade moral e estética. Esta estratégia educativa tem como base constantes negociações e consensos, onde as crianças vão colocando questões, fazendo novas propostas, resolvendo problemas, numa tentativa de encontrar um sentido para o mundo que as rodeia. Nesta partilha dialogada de experiências, poderemos "alcançar o desafio (...) da construção mediada da cultura."(Niza, S. 2005).

Sem comentários:

Enviar um comentário