domingo, 14 de fevereiro de 2016

Como fazer o cartaz para a exposição?


Um dos aspetos mais importantes para que uma atividade tenha sentido é que ela apareça como resolução de um problema. Foi o que aconteceu. Durante a preparação da exposição Ballet e Bailarinas, uma das crianças levantou uma questão: "Como é que vamos fazer para que toda a gente saiba que vai haver a exposição aqui na escola?"(J). O problema foi discutido mas ninguém sabia o que fazer, até que o B perguntou "Como é que faz a Paula Rego? Lá no museu dela, como é que se faz?".
Fomos pesquisar e descobrimos que os museus fazem cartazes para anunciar as suas exposições.

"Temos de fazer um para a nossa exposição!" (L)

Como não sabíamos fazer um cartaz, fomos procurar um para ver como era e o que tinha. Muitas foram as observações e as tentativas de leitura. Até que por fim, lemos o cartaz e percebemos o que tínhamos de escrever e como podíamos fazer um. Combinámos o texto e escrevemos no computador. E construímos o nosso cartaz com base no cartaz observado anteriormente.




As práticas de abordagem à escrita e à leitura na educação pré escolar só têm sentido quando são realizadas com base em práticas sociais reais, ou seja, quando são reflectidas e construídas partindo de situações existentes no meio que os envolve. Neste contexto real e com sentido, as crianças têm a oportunidade de construir o seu projeto de escritor/leitor, compreender a funcionalidade da escrita, despertando a sua curiosidade sobre a sua estrutura.

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