domingo, 21 de fevereiro de 2016

Somos mais... ou menos??

Esta semana recebemos a carta dos nossos correspondentes do Alentejo.
Estivemos a ler a carta e a ver o que nos tinham enviado.
"Olha, mandaram-nos os retratos deles. São tantos"(J)
"São muitos lá na sala deles. Quantos são?"(I)
"Eu acho que nós somos mais"(B)
Decidimos descobrir e combinamos como.
"Contamos os retratos deles e depois contamos os nossos retratos e ficamos a saber se somos mais do que eles ou menos."(C e L).
Primeiro, fizemos os nossos retratos...


Depois, fizemos os retratos deles...


E agora?
"Agora contamos os nossos retratos e depois os retratos deles e depois ficamos a saber onde é que há mais meninos" (L)
"Podemos colar enquanto contamos. Colamos um dos nossos retratos e um dos deles." (N)


Por fim descobrimos que somos mais do que eles!
"Na nossa sala há 21 meninos e meninas." (C e J)
"E na sala deles, no Alentejo, só há 14." (L)

As atividades matemáticas têm um papel relevante na estruturação do pensamento da criança. "As crianças vão construindo(...) os conceitos matemáticos na sua vivência do dia a dia(...)" cabendo ao educador propor "(...) a realização de tarefas adequadas, procurando levá-las a um esforço subsequente de reflexão", sempre numa perspetiva de resolução de problemas, "com uma atitude investigativa e uma capacidade critica". (in, Emergência da Matemática no Jardim-de-Infância, Porto Editora, 1997).

Sem comentários:

Enviar um comentário