domingo, 28 de fevereiro de 2016

Uma planta? Mas... isso não é o que nasce na terra??

Depois de recebermos a correspondência, começámos a organizar e planear o que vamos enviar.

Na carta, os correspondentes falaram-nos na sua sala: o que tinham e o que faziam lá.
"Eles têm as mesmas áreas do que nós."(G)
"A sala deles deve ser como a nossa."(Jo)
"Podíamos mandar o desenho da nossa sala para eles ficarem a conhecer a nossa sala."(J e C)

Combinámos começar por desenhar as áreas da sala.


E agora?
"É difícil... não sei. Nunca tinha feito um trabalho destes." (L)
Fomos pesquisar para saber como se podia fazer um desenho de uma sala. Descobrimos que os arquitetos "são pessoas que desenham casas e as partes das casas, desenham o sitio das portas e das janelas e depois mostram às pessoas que as vão construir."(C). Descobrimos, ainda, que a isso se chama uma planta
"Planta? Mas... isso não é o que nasce na terra?"(B).
Com a ajuda do dicionário, descobrimos que o B tinha razão mas que planta também é o desenho técnico de uma construção feito por um arquiteto.
"Ah... quer dizer duas coisas!"(B)
E acabámos por descobrir que há outras palavras que também têm dois significados.

Com o apoio da planta de uma casa, feita por um arquiteto, construímos a planta da nossa sala...



Escrevemos o nome das áreas "porque o arquiteto também escreve o nome das partes das casas"(L)



Na comunicação, mostrámos a planta da nossa sala pronta e explicámos o que tínhamos descoberto sobre o trabalho de um arquiteto e sobre as palavras homónimas, ou seja "palavras que são iguais mas que querem dizer coisas diferentes." (C).


Como nos diz Sérgio Niza (2005), "É preciso, fundamentalmente, que na escola o conhecimento não se separe das práticas sociais de apropriação da cultura." Passo a passo, acredito que estamos a construir cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário