domingo, 14 de fevereiro de 2016

O que é uma conferência??

Outro projeto a acontecer na sala era o do universo. O que era o universo?

Fizemos muitas pesquisas e descobertas, registámos essas descobertas que partilhámos com os outros colegas da sala. Essas partilhas no momento das comunicações deram origem a novas perguntas, a novas pesquisas e novas descobertas. E assim, passo a passo, concluímos o projeto.

"Podemos comunicar aos meninos da sala 1" (L)
"Vamos contar o que aprendemos sobre o universo" (B e J)

Preparámos a comunicação: o que vamos comunicar e como vamos apresentar.

Combinámos quem faria a comunicação e o que iria dizer.
"E se nos esquecermos do que temos para dizer?" (L)
"Podíamos escrever numa folha e desenhar e depois ler."(J)

"Agora temos de fazer um universo. Com as galáxias e as estrelas e o sistema solar." (vários)
"Para eles perceberem bem o que estamos a explicar" (B)


Combinámos o dia e o local para a comunicação e decidimos construir um cartaz para divulgar.

"Temos de dizer que é uma comunicação especial. Não é como as que fazemos aqui na sala. Esta é especial porque fizemos coisas só para esta apresentação" (I e B)
"Uma comunicação assim especial é uma comunicação ou tem um outro nome? Podíamos procurar no dicionário." (B)
Fomos pesquisar e descobrimos que os cientistas e investigadores, quando fazem uma comunicação com materiais de apoio e com preparação anterior, lhe chamam uma conferência.
"Então é isso que vamos fazer: uma conferência!!" (B)


 E foi o que aconteceu...




Estes momentos de partilha de saberes permite a apropriação pelo grupo do que alguns pesquisaram e descobriram. Para as crianças que comunicam, este é um momento fundamental para organizarem o pensamento e as aprendizagens, para tomarem consciência do que sabem, para adequarem a sua linguagem de modo a que esta seja clara para quem os está a ouvir, para aumentarem o seu léxico vocabular e para tomarem consciência de que têm um papel importante nas aprendizagens dos outros. Para quem assiste à comunicação, este é um momento para compreenderem a importância de ouvir os outros, para aprenderem a questionar adequadamente e para ficarem curiosos sobre o tema, querendo saber mais. Nesta dinâmica, assenta a motivação para aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário